Plantar árvores

Plantar árvores! Plantar árvores é como fazer amigos. Plantamo-las, cuidamos delas, e depois elas ficam lá, pela nossa vida fora, sempre prontas a ouvir-nos, a dar-nos sombra, abrigo, alimento mesmo. Sempre diferentes mas sempre distintas e únicas. Sempre a árvore que nós plantámos! Vêm e vão as tempestadas e a “nossa” árvore acalma o vento com os seus ramos e absorve a água com as suas raízes e a sua manta morta. Vem o calor e o frio e a “nossa” árvore atenua os extremos com a sua folhagem. Vem mesmo uma tempestade de fogo e a árvore resiste por detrás do seu manto de protecção ou refugia-se no solo para, quando a tormenta passar, voltar a olhar o céu. Provavelmente a árvore que nós plantámos sobreviver-nos-á. Quando já não estivermos cá para a visitar, ela continuará a crescer, a abrigar, a alimentar.

É o que fazemos, por estas alturas, no Cabeço Santo: plantamos e semeamos árvores. Não para serem cortadas dentro de alguns anos, não para serem conduzidas de maneira a produzirem o máximo de matérias primas, mas para cumprirem o desígnio da Vida, para serem belas, para permanecerem.

Às vezes pode parecer, e mesmo ser, um trabalho fisicamente exigente. Mas chegamos ao final do dia e parece-nos que afinal não foi assim tanto. É como se uma força invisível nos tivesse empurrado encosta acima e nos tivesse aliviado o peso das ferramentas. E no final do dia, não fosse o sol “ir descansar”, estariamos ainda com energias para continuar.

Quem quer vir plantar árvores connosco no Cabeço Santo? Ainda há vagas!

Paulo Domingues

Castanha em germinação
Anúncios

2 Respostas so far »

  1. 1

    Esteva said,

    Vou divulgar este texto. tenho a certeza de que haverá mais voluntários depois de o lerem:)
    beijinho

  2. 2

    Eu vou de certeza, só tenho que acertar o dia em que vou (ou dias, pois claro!)
    Bela ideia, o blogue


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: