Próximas jornadas

Esta semana realizou-se ao Cabeço Santo uma visita do responsável máximo da Silvicaima pela propriedade, com o objectivo de definir no terreno os limites das áreas de intervenção para recuperação da flora nativa, a levar a cabo pela Quercus. Esse trabalho será realizado sobretudo por uma ou mais equipas de pessoal contratado, e para o qual a própria Silvicaima (e a também a Câmara Municipal de Águeda) contribui financeiramente. Uma vez definidas as áreas de intervenção, os trabalhos irão começar muito em breve. Numa primeira fase a vegetação exótica e invasora será cortada, quer por meios manuais, quer mecânicos. Numa segunda fase, que é muito importante que se realize apenas no Verão e, no máximo, no princípio do Outono, haverá aplicação de herbicida sobre as rebentações desta vegetação. Por isso é tão importante que a primeira fase comece logo que possível.

Neste contexto, há um trabalho muito importante que uma equipa de voluntários poderá realizar: percorrer as zonas de intervenção, procurar entre os eucaliptos e as acácias os arbustos nativos ou outras plantas que mereçam particular atenção e assinalá-las por meio de uma faixa bem visível, eventualmente fazer alguma limpeza no seu entorno, de modo a que as equipas contratadas não as cortem inadvertidamente. Não é que essas plantas não recuperassem de novo, mas, uma vez cortadas, ficam também muito mais vulneráveis à aplicação de herbicida. Vamos pois tentar que o trabalho que se vai seguir seja o menos comprometedor possível para os valores que afinal é seu objectivo conservar e proteger. As áreas de intervenção são, não apenas áreas de encosta, mas também áreas ribeirinhas, junto ao Ribeiro de Belazaima. São muitos hectares muito mal tratados nos quais irá este ano ser aplicado um esforço decisivo de recuperação.

Claro que não será um trabalho fácil porque muitas das áreas de intervenção são extremamente declivosas e frequentemente rochosas. Mas faremos o que for possível sem correr riscos desnecessários. Haverá voluntários para um empreendimento assumidamente exigente, embora de grande relevância para o sucesso da intervenção? O desafio está lançado. Visitem a página “Disponibilidade, inscrições”.

Ribeiro de Belazaima, última oportunidade

Paulo Domingues

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: