Próxima jornada

No próximo Sábado, dia 4 de Outubro, vamos dedicar-nos sobretudo à colheita de frutos para extracção de sementes. Esta será também uma forma de o Projecto Cabeço Santo contribuir para o projecto Criar Bosques 2008 da Quercus. Este projecto tem como objectivo plantar 500 000 árvores e arbustos em 2008, em vários locais do país (ver Projecto Criar Bosques 2008). Este documento apresenta uma tabela com as 56 espécies escolhidas para as acções de plantação. O documento Espécies de ocorrência local identifica as que ocorrem na área de intervenção do Projecto Cabeço Santo e as que, embora aí não ocorram, poderão ser introduzidas.

Deste modo, não só o projecto Cabeço Santo poderá beneficiar das plantas que o Projecto Criar Bosques disponibiliza, como poderá, e deverá, contribuir fornecendo as sementes necessárias para que essas plantas sejam produzidas em viveiro.

Assim, no próximo Sábado vamos colher frutos para extracção de sementes entre as que estiverem disponíveis localmente. Entre estas estão o carvalho, o lentisco e o aderno. Entre as outras espécies de ocorrência local algumas já não têm frutos, outras ainda os têm verdes. De qualquer forma teremos oportunidade de observar essas espécies e de registar o seu estado de frutificação.

Durante a manhã vamos colher bolotas e outros frutos que encontremos no ambiente do carvalhal caducifólio, à volta da aldeia de Belazaima. Isto porque no Cabeço Santo as plantas próprias deste ambiente são ainda praticamente inexistentes. À tarde vamos ao Cabeço Santo colher frutos de lentisco e aderno, e observar o estado de frutificação da murta e do medronheiro. Será também uma oportunidade para observar o progresso dos trabalhos do projecto.

São bem vindos todos os que quiserem saber mais sobre as espécies de ocorrência local e o seu papel para a biodiversidade e a paisagem locais. Vejam a página Trabalho Voluntário/Disponibilidade, inscrições para detalhes.

Paulo Domingues

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: