Breves do Cabeço Santo

Este Outono testemunhamos pela primeira vez uma produção assinalável de medronhos desde o incêndio de 2005 [1-2] (fotos no fim do artigo). Não é ainda uma produção abundante, claro, porque neste solo pobre as plantas recuperam devagar [3]. Algumas nem solo têm, o que ainda mais intrigante [4]. Não, não, esta foto não é uma montagem fotográfica, é mesmo assim! Mas, voltando aos medronhos, este ano foi já possível fazer uma colheita interessante, com vista à extracção de sementes para produção de plantas na próxima Primavera.

Onde os eucaliptos eram mais abundantes e ficou densa manta morta de cascas e ramos os cogumelos vão fazendo o seu trabalho [5].

Na área de convergência dos vales 3, 4 e 5 observam-se bem os efeitos da pulverização dos eucaliptos e das acácias com herbicida [6]. Nesta área irão ser plantadas árvores e arbustos de espécies nativas já no próximo Inverno. A propósito, para quem queira desde programar a sua participação voluntária, prevê-se que a época de plantação se inicie logo no princípio de Janeiro.

Com as últimas chuvas a paisagem anima-se, e a aparente monotonia do tempo final do Outono é desafiada [7-9].

No dia 18, na Agência Portuguesa do Ambiente, em Lisboa, acontece a assinatura dos contratos de financiamento relativos ao fundo ONG Ambiente. Oficialmente, as actividades do projecto (componente financiada por este fundo) iniciam-se em Janeiro. Mãos à obra!

Até breve.

Paulo Domingues

Anúncios

2 Respostas so far »

  1. 1

    crix said,

    Ola Paulo!
    Nomeei o seu blogue como um dos que mais ademiro. É um destes prémios simbólicos da net mas o que considero importante é o valor do seu trabalho e achei que era mais uma oportunidade de chamar a atenção para ele. Continuação desse excelente trabalho
    Abraço

  2. 2

    Esteva said,

    Olá, Paulo!!!!

    Que saudades de uma boa luta contra os eucaliptos e as mimosas… Quando é a próxima batalha?

    Um grande abraço e um fantabulástico ano de 2009!


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: