Actualização de agenda

Devido às más condições meteorológicas verificadas no dia de hoje, 27 de Fevereiro, não se realizou a Jornada Voluntária prevista. Mas felizmente uma das dificuldades anteriormente associadas ao dia 6 de Março pôde ser removida, pelo que a jornada se poderá realizar no dia que, afinal, estava já inicialmente previsto. Deste modo, as duas últimas jornadas de Inverno serão nos dias 6 e 13 de Março. No dia 20 será o dia L do Projecto Limpar Portugal, no qual a Quercus colabora, e que, em Belazaima, será também devotado à limpeza de vários locais próximos do Ribeiro de Belazaima, um deles até de bastante interesse em termos de conservação. Mas para isso esperamos contar com colaboradores da própria freguesia, pois que todos os voluntários serão poucos para participar nas suas freguesias de residência.

Entretanto, no Cabeço Santo, alguns trabalhos têm continuado, em particular os de selecção dos rebentos de carvalho, que permitirão obter árvores bem constituídas e de tronco único a partir dos rebentos que brotaram a partir dos sistemas radiculares das árvores queimadas. Na área onde se realizou a anterior jornada voluntária esses trabalhos estão já concluídos, como documentam as fotos seguintes.

Rebentos de carvalho seleccionados

Carvalhal e antiga casa de arrumo arruinada

Carvalhal + trabalhos da última jornada

Na primeira foto ainda podem ser observadas muitas mimosas entre os carvalhos, que não puderam ser pulverizadas para não comprometer os carvalhos. Estas mimosas terão agora de ser controladas por corte repetido, um trabalho para a Primavera… Logo ali a montante, nas margens do ribeiro as mimosas ainda ocorrem também com grande densidade, mas aqui ainda deverão ser pulverizadas logo que as condições o permitam, pois que se trata de rebentos do ano passado que não puderam ser pulverizados no Outono.

Ribeiro ainda com muitas mimosas

A Primavera, é claro, já se anuncia. As flores dos salgueiros são das primeiras a fazê-lo, e, embora duas semanas mais tarde que no Baixo Vouga, ilustram já a presença desta espécie característica das margens do Ribeiro, apesar da reduzida extensão da sua presença.

Salgueiros em flor

Detalhe da flor de salgueiro

Até breve!

P. D.

Anúncios

1 Response so far »

  1. 1

    João Paulo said,

    Já divulguei as datas na Comunidade on line do Núcleo de Coimbra da QUERCUS, vamos lá ver se aparece alguém. Dia 13 eu devo poder ir! Vamos lá ver se sim, dia 12 à noite é a Assembleia de Núcleo em Coimbra. Se houver muitas inscrições posso levar das minhas ferramentas de corte…


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: