Sábado, 12 de Junho

Para Sábado, 12 de Junho, um grupo de alunos do 7º ano de escolaridade de uma escola do Concelho tinha-se proposto para uma jornada de visita e trabalho voluntário. Propuseram data e hora, que foram aceites sem reservas. Na data e hora prevista apenas o professor e uma aluna apareceram, o que levou ao cancelamento da jornada. Um “incidente” que não precisa de comentários adicionais.

Deste modo, tornou-se possível um percurso pelo Ribeiro de Belazaima e pelo Cabeço Santo, a primeira parte do qual ainda com o professor. Começou com uma visita às áreas de carvalhal recuperado da vizinhança de Belazaima, onde se pôde constatar uma lamentável acção de eliminação de uma galeria ripícola com carvalhos e salgueiros com várias décadas de vida. Mais um acto a demonstrar como em pleno sec. XXI o mais pequeno interesse privado continua a prevalecer sobre tudo o resto.

Depois, o dia prosseguiu com uma visita de trabalho (ou seja, visita + trabalho) ao Cabeço Santo, que incluiu as cotas mais elevadas do monte e a primeira área de plantação deste Inverno, junto ao Ribeiro. A apresentação seguinte é especialmente dedicada aos voluntários que aí trabalharam nas primeiras jornadas deste ano.

Rota de 12 de Junho

No próximo Sábado os trabalhos voluntários continuam com um dia essencialmente dedicado ao controlo das manchas de plantas invasoras.

Paulo Domingues

Anúncios

1 Response so far »

  1. 1

    Boa tarde!
    Não posso colaborar com o0 vosso projecto pois estou inscrito num passeio de Land Rovers no dia 11. E bem gostava, porque o problema de irradicação das acácias (melanoxilon, dealbata e, desde há poucos anos, longifolia) está cada vez mais expandido. Seria até merecedor duma campanha para a irradicação.
    Entretanto: Se precisarem de carvalhos (Q. robur e pirenayca), digam, porque, este ano, eles nasceram-me aos milhares.
    Só têm que ter o trabalho de os arrancar, o que é fácil. Também posso disponibilizar alguns sobreiros, medronheiros e zangarinhos (Frangula alnus)
    Localização: Pinheiro da Bemposta, na EN1, 7 km. a sul de Oliveira de Azeméis; coordenadas: 40.788275 N, 8.4777224 W
    Cordiais saudações.
    Mario Araújo Ribeiro


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: