Última Jornada Voluntária de Outono

No Sábado 11, realizou-se a última jornada voluntária de Outono, uma fantástica jornada que contou com a participação de um numeroso grupo de elementos do colectivo “Plantar Aveiro”. Contudo os planos para este dia não eram “plantar”, mas o contrário: “arrancar”! De facto, aproveitando esta generosa e oportuna mão de obra voluntária, deu-se continuidade ao trabalho iniciado na jornada anterior de arranque de plantas de acácia-de-espigas no vale nº 3, um vale que foi sujeito a uma operação de queima controlada, o que deu origem a uma germinação massiva de plantas dessa espécie. Esta operação, à qual a equipa se aplicou logo à chegada, foi complementada por uma acção de corte dos rebentos de eucalipto ainda existentes, deixando o espaço praticamente pronto para acções de plantação de árvores e arbustos, a realizar nas próximas jornadas de Inverno.

Equipa avançando sobre a mancha de acácias

O tempo estava bom, até “demasiado bom”, o que promoveu o surgimento de uma enorme população de melgas que tentaram por todos os meios ao seu dispor abalar a boa disposição dos voluntários. Sobretudo na hora de almoço, os incómodos insectos não deram tréguas, disputando, não a comida, mas o sangue dos voluntários… Mas a boa disposição conseguiu prevalecer e o pior que pode ter acontecido, para além das picadas, é que não foi possível relaxar descansadamente, tendo os voluntários regressado ao trabalho rapidamente…

Equipa aborda as últimas plantas da mancha mais a montante

 Aí pelo meio da curta tarde, já a equipa tinha concluída a mancha mais densa a montante, tendo depois percorrido o vale a jusante, onde as plantas a arrancar eram já muito mais raras. Em contrapartida, é uma zona de escarpas, onde o acesso é por vezes difícil. Mas, com tantas mãos, a verdade é que, pelo fim da tarde, todas as acácias da área queimada tinham sido arrancadas.

Trabalho concluído, neste local

Logo ali ao lado uma mancha de medronhal ainda a requerer alguns cuidados

 E assim, com uma jornada particularmente bem sucedida do ponto de vista do volume de trabalho realizado, se viram concluídas as jornadas de Outono no Cabeço Santo. Já em Janeiro se iniciarão as jornadas de Inverno com trabalhos de plantação de árvores, poda de rebentos, e claro, eliminação de plantas de espécies indesejadas (leia-se exóticas e invasoras).

A equipa deste dia

A foto de despedida tirou-se já de noite junto aos portões da mata. Um obrigado a todos os voluntários!

P.D.

Anúncios

2 Respostas so far »

  1. 1

    henrique pereira dos santos said,

    Janeiro quando, exactamente? E para além de aparecer, oque pode nem sempre ser possível, o que mais se pode fazer para dar uma mãozinha?

  2. 2

    Caro Henrique
    Obrigado pela sua boa vontade. O calendário de Inverno ainda está em estudo mas sairá muito brevemente, sendo devidamente anunciado. Outras contribuições: a financeira, e, para quem está por dentro do assunto, todas as sugestões, opiniões e criticas sobre o trabalho desenvolvido são bem-vindas. O projecto tem alguns consultores científicos e também vai aprendendo com a sua própria experiência, mas ninguém sabe tudo, claro.
    Paulo Domingues


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: