Novo Ano, novas actividades

Eis de regresso, com o início do Novo Ano, as novidades e as actividades do Projecto Cabeço Santo! Neste novo ano, dedicado às florestas, ao voluntariado, no início de uma década para (mais uma vez) salvaguardar a biodiversidade ameaçada, não faltarão argumentos para participar de forma voluntária nas actividades do Projecto Cabeço Santo!

Tal como prometido, as Jornadas de Inverno estão “a caminho”, mas entretanto é tempo de um ponto de situação. Com o fim de 2010, encerrou o projecto financiado pelo Fundo Financeiro do Espaço Económico Europeu. Foram dois anos de intensa actividade, sobretudo o ano de 2009, no qual se realizaram os trabalhos de limpeza de dezenas de hectares ocupados por densas manchas de vegetação exótica e invasora. Foram adquiridos 3 hectares de terras ribeirinhas, que permitiram ao projecto intervir ao longo de 2km do curso do ribeiro de Belazaima, embora apenas um pouco menos de 1 km em ambas as margens (até ao momento). Foram, nos últimos dois anos, plantadas mais de 8000 árvores e arbustos nativos. Foi instalado um apiário. Foi iniciada a demarcação de um percurso pedestre, a concluir, ou pelo menos continuar, em 2011. O Fundo deu com efeito uma contribuição decisiva para que nestes dois anos de trabalho um conjunto de áreas que se encontravam no limiar da possibilidade de intervenção ainda com custos moderados, o pudessem ter sido. Por isso aqui se expressa vivamente a nossa gratidão por este Projecto ter sido contemplado pelo Fundo.

Daqui para a frente os trabalhos continuam, naturalmente, mas a dimensão das intervenções será menor. Privilegiar-se-á o acompanhamento e manutenção das áreas já trabalhadas, e, sempre que possível, pequenas áreas irão sendo acrescentadas à área de intervenção. O acompanhamento é muito importante porque embora uma fracção muito elevada das plantas de espécies invasoras tenha sido eliminada na intervenção inicial, elas continuam a ocorrer, em geral de forma isolada, sendo necessário cortá-las ou arrancá-las para que, num espaço de muito poucos anos, cada uma dessas plantas não se constitua num novo foco de invasão.

Voltemos então aos trabalhos previstos para este Inverno. Temos a actividade de plantação de árvores, que decorrerá em dois locais principais: o vale nº 2, onde se realizaram as últimas jornadas de arranque de acácia-de-espigas, e uma área nas margens do ribeiro, a montante do vale nº 6, que foi limpa da vegetação exótica em 2009 e 2010. Também limparemos uma estreita faixa ribeirinha de antigas leiras agrícolas das mimosas que ainda contém, e, onde houver espaço, plantaremos árvores. Finalmente, faremos uma visita aos carvalhos que rebentaram de toiça após o incêndio de 2005, e que foram em 2010 alvo de trabalhos de selecção de rebentos. Cortaremos os pequenos rebentos que surgiram na sequência dessa selecção, a fim de dar mais força ao rebento seleccionado. São muitos trabalhos para cinco Sábados de Inverno! Um documento em formato pdf contém mais alguns detalhes sobre as jornadas.

O trabalho voluntário não tem IVA nem contribuições para a SS! Não paga IRS nem IRC nem lucros nem quotas para a CGA! A gestão e o trabalho administrativo são também eles voluntários. Tem alimentação e, se necessário, transporte gratuitos. É ao ar livre e faz-se exercício com efeitos benéficos para a saúde! Encontram-se novos amigos! Contribui para a recuperação da biodiversidade e da beleza da Terra! Em cada Estação do ano o “cenário” muda e os trabalhos são diferentes! São precisos mais argumentos? Agora, ao trabalho!

Anúncios

2 Respostas so far »

  1. 1

    Alexandra said,

    Fiquei bastante contente ao lêr o
    entusiasmo para o Projecto Cabeço santo em 2011. Não poderei ir a 22 Janeiro mas espero participar nas jornadas seguintes.
    Até breve e bom início de 2011 no Cabeço Santo.

  2. 2

    Para este dia 22 já tenho um compromisso para também andar a podar e a fazer a manutenção de árvores em Ílhavo, mas para dia 5 de Fevereiro fica já aqui a minha inscrição! Desejos de bons trabalhos para este fim-de-semana, que promete um belo dia de Inverno! Só espero que depois, dia 5, haja uma previsão de tempo igual!


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: