2ª Jornada de Inverno

A Segunda Jornada de Inverno contou com cinco voluntários, três dos quais activistas do colectivo “Plantar Aveiro”, cuja dinâmica na divulgação do Cabeço Santo e das actividades que aqui decorrem o Projecto agradece. A equipa partiu para o Cabeço Santo pouco depois das 9:30h com mais de 140 árvores e todo o equipamento necessário para as plantar.

O dia estava ensolarado mas frio, ainda assim mais agradável do que duas semanas antes. Destino: o vale nº 2, como na jornada anterior. A equipa continuou a descida do vale plantando sobreiros, carvalhos, medronheiros e castanheiros. Correu tão bem o trabalho (metodicamente dividido em duas equipas de plantação) que pela hora do almoço mais de metade das árvores tinham já sido plantadas.

Voluntários plantando árvores em cenário de catástrofe

 O voo longínquo de uma ave de rapina ou o mais próximo e fugaz de uma borboleta amarela, aparição ainda pouco vulgar nesta altura do ano, ajudou a animar os voluntários, que tiveram de dispender um esforço adicional neste terreno de elevado declive. Contudo pelas 17 horas todas as árvores estavam plantadas, o que ainda deixou algum tempo para outras actividades.

Trabalho de plantação concluído

Uma delas foi motivada por um acontecimento menos feliz: no apiário do Projecto instalado no ano passado, uma das cinco colmeias viu a sua população de abelhas desaparecer por razões ainda não explicadas. Aquando da última visita, em Dezembro, para se efectuar o tratamento contra a varroa, tudo parecia bem e as reservas de mel eram abundantes. Em Janeiro, quando as tiras de timol (agente biológico anti-varroa) foram retiradas, uma das colmeias estava deserta. E contudo carregada de reservas de mel. Tratar-se-á de um caso de colapso da colónia como tem sido motivo de preocupação por todo o mundo, especialmente na América? A colmeia foi removida do apiário a fim de serem recolhidos indícios que possam lançar luz sobre o ocorrido.

Depois da visita ao apiário ainda hove tempo para um pequeno olhar sobre um jardim de algumas delícias, certamente não todas como o original, mas ainda assim um delicioso olhar depois de um exigente dia de trabalho. Mas sobre isso não se vão dar aqui detalhes. Afinal, há coisas que é justo serem apenas de quem esteve de corpo e alma em mais esta Jornada Voluntária. Mas haverá mais. Ainda estão a tempo!

Ainda junto ao local de plantação, a equipa

P. D.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: