Primeira Jornada de Verão

A Primeira Jornada de Verão não se chegou a realizar, certamente porque os potencias voluntários adivinharam chuva, e se assim foi, não se enganaram, porque de facto choveu durante cerca de duas horas no Cabeço Santo. Uma chuva leve, que só por volta do meio dia foi mais intensa e que, se não chegou para regar, pelo menos refrescou a terra.

No próximo Sábado não se espera chuva, mas continua-se a esperar o tempo fresco que os ventos do Oceano nos têm trazido neste aprazível mês de Julho. Por isso, os trabalhos previstos vão avançar com qualquer número de voluntários! Para ilustrar o tema, aqui fica uma foto de um carvalho plantado em 2010 com uma ameaçadora nuvem de mimosas que os valorosos voluntários terão como missão remover…

Carvalho com mancha de mimosas em fundo

Como sinais de positiva esperança para o 2º semestre temos que várias espécies de arbustos e árvores têm este ano produções abundantes: aqui temos uma foto de um amieiro-negro (Frangula alnus) e outra de um carvalho-roble, por sinal a primeira produção de um rebento de um carvalho queimado no incêndio de 2005. Como este ano não há (pelo menos localmente) árvores para plantar (porque a produção de bolotas do ano passado foi praticamente nula), provavelmente será um ano para apostar numa sementeira massiva, complementando as árvores plantadas.

Frangula Alnus em frutificação

Um ano que promete...

Para terminar aqui fica uma bonita foto de uma Pyronia cecilia, borboleta comum, mas… quem disse que tinha de ser incomum para ser apreciada?

Uma borboleta comum

Muito a propósito, aqui fica uma citação com a qual uma revista (des)conhecida preencheu uma página inteira do seu último número, e que realmente poderia ser inspiração para todo um projecto como… o Cabeço Santo? Que vos parece?

P. D.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: