Jornadas Voluntárias de Outono

As Jornadas Voluntárias de Outono no Cabeço Santo aí estão com um convite a todos os voluntários para esta série de Jornadas que se prolonga de Outubro a Dezembro.

Como trabalhos a realizar destacam-se as sementeiras directas que este ano se farão. Na História de cinco anos do projecto só num ano se tentou uma sementeira directa, com resultados desastrosos! Porquê então tentar de novo? Porque será realizada de maneira diferente, claro. A primeira tentativa desenrolou-se já no final do Inverno (https://ecosanto.wordpress.com/2008/02/24/2%c2%aa-jornada-de-trabalho-voluntario/), com bolotas que tinham sido conservadas desde a colheita. Ora nessa altura a escassez desse tipo de alimento é grande, havendo grande procura por parte dos consumidores. Para além disso, “sinalizou-se” a presença de cada bolota com um tubo de protecção! Resultado: animais inteligentes, como os javalis rapidamente aprenderam que “atrás” de cada tubo havia uma bolota e procederam à razia.

Agora vai-se adoptar um procedimento muito mais natural: as bolotas serão semeadas pouco depois da colheita, numa altura em que o alimento é ainda (relativamente) abundante na natureza. Para já, não haverá protecção nem fertilização: as bolotas serão semeadas como o fariam um gaio ou um esquilo, com discrição, mas com abundância. Entretanto, com a ajuda das chuvas, os locais de sementeira ficarão camuflados. Mesmo assim, se tudo correr bem, talvez 80% das bolotas seja predada ou não chegue a germinar, mas se germinar 20% será já um grande sucesso! Em Março do próximo ano realizar-se-á uma avaliação do sucesso desta operação, ao mesmo tempo que se ajudarão as plantas emergentes com algum composto e nelas se colocarão tubos de protecção para evitar os herbívoros (sobretudo coelhos). Desta forma se espera obter plantas muito mais robustas do que se fossem plantadas.

Para além das sementeiras (de carvalho, sobreiro e lentisco), continuarão os trabalhos de corte de plantas de espécies invasoras, em áreas onde já se realizou a primeira e às vezes a segunda ou mesmo terceira intervenção. Mas como sabemos, este é um trabalho de paciência que só “assintóticamente” tende para a resolução do problema.

Para além da alimentação em campo e do frasco de mel de 200g (se atribuível) os voluntários terão como delícia adicional os medronhos que cada vez em maior número se encontram maduros e doces!

As datas de realização das jornadas serão:

Outubro: 8, 29

Novembro: 12, 26

Dezembro: 10

Enfim, todos os detalhes para ler e divulgar em: Trabalhos_Outono_Cabeco_Santo-2011

Até à primeira Joranada de Outono!

P. D.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: