Jornadas Voluntárias de Inverno

Eis o anúncio oficial das Jornadas Voluntárias de Inverno de 2012!

As Jornadas de Inverno realizar-se-ão entre Janeiro e Março de 2012. Os principais trabalhos a realizar serão os seguintes:

  1. Corte de plantas de acácia-de-espigas nas cotas mais elevadas do monte, sobretudo na área sujeita a gradagem em 2010, e na qual é necessário fazer um esforço decisivo para evitar que a área volte a ser permanentemente ocupada por manchas daquela espécie.
  2. Também na área referida no ponto anterior, e em complemento à plantação de medronheiros já realizada em anos anteriores, poderão ser semeadas sementes de lentisco.
  3. Ao longo dos vales e no vale principal do Ribeiro serão acompanhadas as árvores já plantadas em anos anteriores, o que incluirá a remoção das plantas de mimosa e eucalipto ainda existentes e o controlo de outra vegetação concorrente, como o silvado.
  4. Este Inverno não se plantarão muitas árvores mas ainda assim serão plantados alguns medronheiros e serão plantadas estacas de salgueiro ao longo do Ribeiro para recuperação da galeria ripícola.
  5. Nos vales nºs 5 e 7 será avaliada a operação de sementeira directa de bolotas de carvalho e serão protegidas e acompanhadas as árvores daí resultantes.
  6. Sobretudo ao longo do vale do Ribeiro, serão cortados rebentos secundários de carvalho-roble, resultantes do rebentamento de toiça destas árvores após o fogo de 2005. Na maior parte destas árvores já se fez uma primeira selecção de rebentos em 2009, pelo que agora apenas há que voltar a cortar rebentação secundária e eventualmente fazer algum desbaste nos rebentos principais.

Como se constata, é imenso e diversificado o trabalho a realizar!

Como habitualmente, os voluntários serão brindados com uma série de atractivas ofertas, como sejam, o almoço e o lanche, um frasco de mel de 150g por voluntário que participe num dia completo (até ao fim do stock existente), mas sobretudo a possibilidade de participar numa acção de recuperação da paisagem e da vida espontânea da Terra, num local onde elas foram tão degradadas.

As jornadas voluntárias realizam-se ao Sábado, entre as 9:30 e as 18 horas e frequentemente há possibilidade de transporte para os voluntários no eixo Águeda-Aveiro. Em todo o caso, é sempre possível receber e entregar os voluntários na Estação de Caminhos de Ferro de Águeda (enquanto existir serviço!) [horários 8:33h (Aveiro) e 17:57h ou 19:30h (Águeda); o primeiro para Janeiro, o segundo a partir de Fevereiro]

Mais informação sobre as jornadas de Inverno em Jornadas Voluntárias Inverno 2012

Com votos de Boas Festas, até Janeiro de 2012!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: