Última jornada de Inverno

No meio desta dramática seca que estamos a viver, eis que pela 2ª vez consecutiva o dia previsto para uma jornada voluntária acorda com chuva, o que levou de novo ao cancelamento da jornada, não fosse a chuva “querer” poupar os voluntários e ausentar-se por isso, o que de modo nenhum se pretendia que acontecesse! A chuva, contudo, embora tenha caído de forma intermitente ao longo da manhã, foi escassa e não aliviou muito a seca. Não nos importamos que caia, generosa, em todas as próximas jornadas, apesar de preferirmos que venha durante a semana.

À tarde um céu com poucas nuvens e nenhuns aguaceiros já permitiu uma saída para o campo. As plantas parecem ignorar a seca e ensaiam já a Primavera: os pinheiros lançam para o ar nuvens de pólen, alguns carvalhos lançam os primeiros rebentos, o matagal faz desabrochar a sua abundante floração…

Pinheiro bravo em floração

Primeiros rebentos de 2012 do Carvalho roble

Matagal de tojos iniciando a floração

No Cabeço Santo, mais uma boa notícia: depois de várias dificuldades, resistências, e inesperadas obstruções, será possível dar início à recuperação da margem esquerda do Ribeiro, ao longo de cerca de 1,2 km em cuja margem direita se situa a mata da Altri Florestal, onde a intervenção se iniciou já em 2008. Não irei descrever como tal se tornou possível, nem quais foram as dificuldades. Estas, em particular, ficarão para muito mais tarde, quando for possível olhar com um certo distanciamento para tudo o que foi decidido no âmbito deste projecto, por todos, e já foram muitos, os que foram chamados a decidir, nem que mais fosse, em resposta a uma solicitação de apoio, sendo que a esmagadora maioria optou por decidir negativamente, ou não decidir. É certo que, no momento em que têm de ser tomadas, nem todas as decisões são óbvias e indiscutíveis. E na parte em que o não são, conta mais o coração do que a cabeça, com todos os “riscos” que isso comporta. Pela minha parte, como decisor “mor” deste projecto, assumo plenamente os riscos de todas as decisões que tenho de tomar, porque creio que o que está em causa vale verdadeiramente a pena.

Mas, voltando ao que interessa, agora será possível desenvolver a intervenção em ambas as margens do Ribeiro ao longo de cerca de 2 km, o que era um objectivo “antigo” do projecto. Para já, os cerca de 1,2 km agora acrescentados encontram-se muito invadidos com mimosas, algumas já com muitos metros de altura depois de quase 7 anos a crescer desde o incêndio de 2005. Como se trata de uma margem inclinada, por vezes mesmo escarpada, o trabalho não será fácil, e deverá ser realizado sobretudo por equipas profissionais (na Sexta, 16 de Março, uma equipa da Associação Florestal do Baixo Vouga deu início aos trabalhos). Mas claro, se houver por aí “heróis” da missão que queiram dar a sua contribuição, são bem-vindos.

Margem esquerda muito invadida com mimosas

Os primeiros centímetros de um trabalho de mais de 1 km

As próximas oportunidades surgirão já com as jornadas de Primavera, cujo anúncio será tornado público muito em breve. Mas anotem já algumas datas, pois verificam-se algumas dificuldades de agenda e para se conseguirem fazer duas jornadas em Abril, estas terão de ser em Sábados consecutivos: 21 e 28 de Abril, 12 de Maio. A 26 de Maio realiza-se uma jornada de visita, onde vamos pela 1ª vez tentar fazer o percurso completo do futuro trilho circular de visita ao Cabeço Santo. Em Junho a última jornada de Primavera será a 9 ou 16.

Paulo Domingues

Anúncios

1 Response so far »

  1. 1

    Alexandra Pinheiro said,

    Tudo de bom no avanço do trilho/corredor ao longo do ribeiro.

    Se me for possível irei com todo o ânimo ajudar desimpedir o caminho para fazer o corredor ao longo do ribeiro.

    até breve,xana.


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: