Jornada de visita e alteração de calendário

A 3ª e última Jornada voluntária de Primavera decorrerá no dia 16 de Junho e não 9 de Junho como foi inicialmente programado. Uma informação para voluntários no activo!

No dia 26 de Maio de 2012 realiza-se a jornada de visita ao Cabeço Santo, uma iniciativa de periodicidade anual que começa já a merecer o epíteto de “tradicional”, e que tem como objectivos dar a conhecer a área de intervenção do Projecto, mostrar os avanços (e recuos!) conseguidos ao longo do último ano, e promover o surgimento de ideias relativamente ao que ainda está para fazer.

Pela primeira vez se vai tentar, com boa aproximação, fazer o percurso circular cuja demarcação está em curso desde 2010, mas que não se encontra ainda concluída. Com partida da capela do Feridouro, o percurso desenrola-se numa extensão de cerca de 3 km ao longo do ribeiro de Belazaima, sendo que 2 destes km já foram já alvo de intervenção em pelo menos uma das margens. Depois sobe-se a montanha, até atingir as cotas mais elevadas do monte, e assim observar as áreas de medronhal, matagal e vegetação rupícola que aí são caracaterísticas. Depois volta-se a descer a montanha ao longo de um vale onde ainda muito há a fazer, para assim chegar ao ponto inicial. Também se poderá decidir pelo caminho inverso. São entre 6 e 7 km de um percurso que não se poderá caracterizar de muito fácil, pois que se desenvolve não apenas ao longo de caminhos, mas também de trilhos e obriga a vencer um desnível de cerca de 250 m, entre as cotas de 140 e 390 metros.

Como estamos quase no Verão, é aconselhável começar cerca das 9:30h, já na capela do Feridouro, fazer o percurso de manhã, e almoçar à chegada, entre as 12:30h e as 13:00h. Deste modo, não será necessário levar mochila de víveres. Quem quiser seguir viagem neste ponto, poderá fazê-lo, mas para quem quiser ficar, seguir-se-á o almoço no parque de merendas de Belazaima e à tarde poderão fazer-se mais alguns percursos por outras áreas de interesse natural na vizinhança de Belazaima.

Ao contrário das jornadas de trabalho, nesta, a organização não fornece a alimentação, pelo que cada um deverá trazer a sua, no caso de ficar para o almoço, claro.

Por questões de coordenação, pede-se aos interessados que se inscrevam, para cabsanto@gmail.com ou pelo nº de telemóvel 966 551 372. O ponto de encontro é entre as 9 e as 9:15h junto ao parque de merendas de Belazaima, seguindo depois para o Feridouro apenas as viaturas necessárias para transportar todos os participantes.

Poderá haver possibilidade de boleias e partilhas de transporte no eixo Aveiro – Águeda – Belazaima pelo que quem estiver interessado deve averiguar para os contactos acima.

P. D.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: