Jornada voluntária e inauguração oficial do PR8

É já no próximo Sábado que se realiza mais uma jornada voluntária no Cabeço Santo, quando passam exactamente 7 anos do início do Projecto, em finais de Agosto de 2006. Em 7 anos muitos foram os progressos, muitos voluntários e profissionais passaram pelo Cabeço Santo, mas… ainda não é tempo de balanço! Os desafios são hoje pelo menos tão grandes como eram em 2006! E para o perceber melhor, aí temos uma oportunidade de excelência: no dia 15 de Setembro realiza-se a inauguração oficial do percurso PR8, que é o percurso pedestre da freguesia de Belazaima criado pela Câmara Municipal de Águeda (CMA), e que inclui o percurso do Cabeço Santo. Chamado de “Trilho da Serra”, ele é um percurso duplamente circular, pois que para além de ser globalmente circular, com início e fim na praia fluvial da Redonda, muito perto da foz do Ribeiro de Belazaima no Rio Águeda, a parte do Cabeço Santo é ela própria circular, com início e fim na Capela do Feridouro. E ainda bem que é assim, pois que o percurso global não será exactamente para todas as pernas: com quase 22 km de extensão e um desnível a vencer de quase 400 metros, poderá assim ser divido pelo caminhante em duas partes, eventualmente a fazer em dias diferentes, e ainda assim cada uma delas é circular.

Para esta inauguração a CMA propõe o troço praia fluvial da Redonda – Capela do Feridouro durante a manhã, e, para os mais afoitos, o percurso do Cabeço Santo à tarde, ainda com a possibilidade (pouco recomendável) de fechar o percurso circular global. Toda a informação se encontra na página http://cmantrilhos.weebly.com/atividades.html, chamando-se a atenção para a necessidade de inscrição. Para quem não fizer a totalidade do percurso circular, a CMA terá à disposição meios de transporte para levar os visitantes até ao ponto inicial.

Voltando agora à jornada voluntária prevista para o próximo Sábado: o dia prevê-se quente, pelo que os trabalhos deverão ser adaptados a essa circunstância. Logo veremos o que fazer, em função das condições que se apresentem e das características dos voluntários presentes. Há por aí candidatos dispostos a concederem um dia, eventualmente de férias, a esta nobre tarefa de recuperar a beleza e a diversidade de uma paisagem tão sacrificada? Aqui fica o desafio.

Anúncios

1 Response so far »

  1. 1

    Gabriel Soares said,

    Adoraria participar! Mas estou na Alemanha. Divirtam-se! E que fixe que vai ser inaugurado esse percurso! Que traga muita gente interessada em conservar o “nosso” património. Abraços


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: