Jornada extraordinária e alteração de data de visita

Depois de duas jornadas voluntárias previstas em que os voluntários pareceram ser uma “espécie em vias de extinção”, organizou-se uma jornada “extraordinária” para demonstrar o contrário,… ou melhor, para aproveitar disponibilidades voluntárias que não se puderam materializar noutras ocasiões.

Foi no dia 17 de Maio. Como o Verão fez uma séria aparição por alguns dias, a hora de saída foi antecipada para as 8 h, e pouco depois já a equipa se aventurava pelos caminhos pouco transitáveis do Cabeço do Meio. O objectivo eram as antigas leiras agrícolas da Ribeira do Tojo de Belazaima-a-Velha, para se cuidar do carvalhal que aí se começou a implantar a partir de 2010. Devido à fertilidade destas terras ribeirinhas, a vegetação espontânea concorrente, sobretudo os fetos e o silvado, competem, por vezes muito agressivamente, com as árvores introduzidas, pelo que é necessário fazer limpezas selectivas. Por isso a moto-roçadora “poluiu” durante toda a manhã o ambiente bucólico e sereno desta paisagem… mas por uma boa causa. Também devido a essa mesma fertilidade, as mimosas crescem a velocidades às vezes impensáveis. Eis pois o trabalho para quem não tinha moto-roçadoras: cortar e descascar mimosas.

Voluntários nas margens do ribeiro já depois de algumas horas de trabalho

Voluntários nas margens do ribeiro já depois de algumas horas de trabalho

Salgueiros e carvalhos: duas espécies que estruturam ecologicamente esta paisagem

Salgueiros e carvalhos: duas espécies que estruturam ecologicamente esta paisagem

As mimosas, mesmo com poucos anos, já produzem sementes em abundância

As mimosas, mesmo com poucos anos, já produzem sementes em abundância

As mimosas, que já ocuparam estas terras de forma muito densa e extensiva, são agora de ocorrência pontual (excepto nas áreas onde não se pôde intervir), e um grupo de voluntários, mesmo pequeno, já consegue progredir no terreno de forma bem visível durante apenas algumas horas de trabalho.

Corte e desmontagem de uma mimosa

Corte e desmontagem de uma mimosa

Descasque de mimosa

Descasque de mimosa

Rebentos de mimosa com um ano, carvalho com 4 anos...

Rebentos de mimosa com um ano, carvalho com 4 anos…

Corte de uma mimosa

Corte de uma mimosa

Os carvalhos apresentam-se este ano com excelente vitalidade. Os salgueiros vão ocupando umas margens ribeirinhas de onde tinham sido “expulsos” pelas mimosas. Os castanheiros já começam a frutificar. Os sabugueiros, agora no seu pico de floração chamam a atenção para as suas grandes flores brancas e enchem o ar de um doce aroma. Os medronheiros plantados já este ano num morro seco e pedregoso lá estão, a desafiar o período seco que atravessamos e a clamar por um pouco mais de chuva primaveril… Cada ano que passa esta área vai-se aproximando um pouquinho mais de ser um bosque ribeirinho fresco e sombrio, diverso e vivo, quiçá semelhante ao que aqui existiu há muitos séculos. É emocionante poder participar neste “caminho”, não é?

Castanheiro iniciando a sua floração

Castanheiro iniciando a sua floração

Sabugueiro em flor

Sabugueiro em flor

A intenção era trabalhar só de manhã, devido às temperaturas elevadas que se faziam sentir, mas depois, e apesar de uma longa manhã, o entusiasmo ainda levou os voluntários de novo ao terreno a seguir ao almoço. Foi, mesmo assim, uma grande jornada de trabalho!

Equipa do dia

Equipa do dia

E agora uma alteração de calendário: a jornada de visita prevista para dia 24 será alterada. Para permitir a realização de uma visita inaugural do Trilho da Serra PR8, trajecto do Cabeço Santo, promovida pela Câmara Municipal de Águeda e pela Quercus, a data será alterada para 7 de Junho, no final da semana dedicada ao ambiente pela autarquia. Mais detalhes serão aqui acrescentados logo que disponíveis.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: