Jornadas Voluntárias de Verão

O Verão começou doce e sereno, com dias frescos e alguma chuva, o que nesta altura de modo algum se pode considerar sinónimo de “mau tempo”, pois toda a criação vibra com a ocorrência de uma boa chuvada de Verão. A terra transpira um odor intenso, as plantas herbáces parecem atrasar o seu curso para o repouso estival, e árvores como os carvalhos lançam vigorosos rebentos de folhas jovens e viçosas. É um tempo fantástico para andar pelo campo, de preferência sem demasiado para fazer. Por isso, e embora no Cabeço Santo haja sempre muito para fazer, é tempo de pensar nas próximas jornadas voluntárias, as de Verão de 2014.

Os carvalhos lançam vigorosos rebentos

Os carvalhos lançam vigorosos rebentos

Os voluntários, já se sabe, têm-se limitado a um Núcleo reduzido de “repetentes”, mas não será por isso que as jornadas voluntárias deixarão de ser programadas, anunciadas e reportadas! Porque, seja qual for o número de voluntários, é importante que as “portas”, como já ficou dito outras vezes, se mantenham abertas e “lá dentro” haja braços acolhedores.

Nas jornadas voluntárias de Verão de 2014 a prioridade vai para o acompanhamento das áreas que foram plantadas ao longo das últimas jornadas de Outono e Inverno, embora a contribuição de dois jovens remunerados que têm realizado trabalhos no Cabeço Santo também tenha dado uma atenção especial a essas áreas. Mas também as áreas plantadas em anos anteriores necessitam de cuidados, e durante muitos anos… As mimosas e as acácias-de-espigas continuarão a ser alvo de facas, navalhas, tesourões, motosserras e trituradores… Mas sem espírito guerreiro, claro, que para isso já chegou bem há cem anos atrás…

Este ano abre-se também a possibilidade de acolher um número limitado de voluntários para a colheita (cresta) do mel, a realizar em princípio da última semana de Julho. A data precisa ainda não está definida, mas se houver interessados, devem manifestá-lo, que depois serão contactados quando os trabalhos forem agendados. Para os trabalhos no apiário há um fato disponível.

Eis as datas previstas para os trabalhos, apenas dois dias para tanto tempo livre:

Julho: 12, cresta na última semana

Setembro: 6

No Cabeço Santo há sempre muito para fazer...

No Cabeço Santo há sempre muito para fazer…

Há sempre a possibilidade de se realizar uma jornada extraordinária noutra data, caso surja um grupo de voluntários. A jornada de 6 de Setembro marcará o 8º aniversário do projecto. Alguém traz um bolo?!

Outros detalhes sobre as jornadas em Jornadas Voluntárias Verão 2014

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: