2ª Semana Europeia da Custódia do Território

O Conceito de Custódia do Território nasceu da percepção de que o cuidado e a salvaguarda dos valores que a paisagem e os seus elementos representam, são da responsabilidade de todos os seus “actores”: os proprietários de terras, aqueles que, sem o ser, usufruem de alguma forma dessa paisagem (caçadores, pescadores, caminhantes, observadores), os responsáveis pela administração do território (governos nacional e local), as Associações de conservação, os responsáveis por áreas protegidas (quando é o caso), e em geral todos os cidadãos que, mesmo não tendo ligação particularmente intensa à paisagem ou seus elementos, usufruiem dos seus benefícios indirectos.

Na nossa tradição temos tendência a pensar que a intervenção no território é coisa dos que detêm a propriedade da terra, e quando muito, da administração pública. Mas, serão estes suficientes para permitir que todos os serviços e valores que uma paisagem presta e guarda são bem geridos? A experiência mostra que não, sobretudo num tempo em que a distância entre o proprietário e a terra que detém aumenta, a relação se empobrece (torna-se mais negócio do que gosto, afecto) e as formas de trabalho dessa terra se tornam mais agressivas e menos compatíveis com os serviços e valores que são do interesse colectivo proteger.

A Semana Europeia de Custódia do Território congrega um conjunto de eventos por toda a Europa com o objectivo de aumentar a consciência dos cidadãos quanto ao seu papel na Custódia do Território.

LAND-LIFE-WEEK-DEF_LQ

O Projecto Cabeço Santo, ao integrar desde o seu início proprietários (Altri Florestal), a administração pública (Câmara Municipal de Águeda), uma associação de Conservação (Quercus) e cidadãos em geral numa intervenção orientada para a preservação dos valores e dos serviços ambientais de uma parcela do território intensamente aproveitada, insere-se perfeitamente no contexto e na ideia de Custódia do Território.

E da ideia geral vamos “descer” à prática: o que vamos fazer no dia 27 de Setembro, o dia em que se realiza uma actividade integrada na Semana Europeia da Custódia do Território? Vamos levar a cabo actividades inspiradas no acto primordial de “nascer”! Vamos colher bolotas e castanhas que farão nascer árvores e vamos colocar caixotes ninho que serão o berço das aves que povoam a floresta. Algumas dessas bolotas começarão a ser semeadas ainda nesse dia. Já sabemos que a taxa de sucesso das sementeiras de árvores é pequena: a maior parte das sementes é predada e acaba por se perder. Mas, para compensar, as poucas sementes que germinam dão origem a árvores mais robustas do que as plantadas. Por isso, a sementeira é um complemento e não uma alternativa à plantação.

Os caixotes ninho são uma forma eficaz e didáctica de promover a fixação de espécies de aves que necessitam de buracos em árvores para nidificarem, mas que têm dificuldade em os encontrar em bosques jovens.

Eis o cartaz oficial de divulgação da actividade: LandLife2014Poster. Mais informação sobre a 2ª Semana Europeia da Custódia do Território em Land Life week . Eis também o video de divulgação da Semana:

E um cartaz com inspiração no tema da actividade:

IMG_4251

Durante todo o dia de 27 de Setembro vamos contribuir para fazer renascer a paisagem e a biodiversidade da nossa região!

 

Anúncios

2 Respostas so far »

  1. 1

    Paulo Almeida said,

    Absolutamente expetacular este cartaz com o ninho e a frase “The birth of the forest”!

  2. 2

    Obrigado pela apreciação, Paulo. Mas boa parte do mérito é do nosso companheiro Abel Barreto, autor da foto. Aqui fica o reconhecimento.


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: