Última jornada de Outono e de 2014

A última jornada de Outono, adiada para 20 de Dezembro, constituiu uma enorme manifestação de entusiasmo, vivida por um grupo de elementos, alguns deles o “cérebro” outros o “coração”, outros os “braços” do Movimento Terra Queimada, um intrépido grupo de activistas que pratica a técnica das bolas de sementes para ajudar na recuperação da vegetação nativa em áreas ardidas e não só. Já aqui foi deixado um link para a página deste movimento, mas aqui fica de novo: https://www.facebook.com/movimento.terra.queimada?pnref=story

Aliás, cabe recordar que o coordenador do Projecto Cabeço Santo e autor destas linhas já tinha também participado num encontro em Arouca, organizado pelo Movimento, para “fabricar” bolas de sementes com bolotas de carvalho roble. Eis algumas fotos desse evento:

A composição inicial: argila + turfa

A composição inicial: argila + turfa

Preparando a "massa"

Preparando a “massa”

Fabricando as bolas

Fabricando as bolas

Trabalho realizado

Trabalho realizado

A expectativa é que a técnica das bolas de sementes possa ser um complemento relevante à plantação e talvez mesmo ser utilizada em substituição da sementeira directa, com um sucesso acrescido em relação ao desta.

Mas voltemos a este Sábado. O objectivo da jornada era iniciar a recuperação de uma pequena mancha de carvalhal situada entre o vale nº 2 e o Ribeiro, logo a seguir à povoação do Feridouro. Esta é uma área nova acrescentada este ano à área de intervenção do projecto, e que tinha um eucaliptal cortado também este ano. A presença dos carvalhos deve-se em parte à existência de uma linha de média tensão que, obrigando à remoção dos eucaliptos, acabou por criar espaço para que outras árvores pudessem “florescer”. Mas, sobretudo junto ao vale nº 2, é provável que já existissem carvalhos mesmo antes da “era” do eucalipto. Os carvalhos que sobreviveram à queda dos eucaliptos, ficaram contudo bastante danificados, outros ainda tinham “feridas” do incêndio de 2005 e finalmente outros foram cortados pela base, tendo entretanto rebentado de toiça. Os rebentos de eucalipto já tinham, por seu lado, sido eliminados por pulverização com herbicida. Mas também havia locais em que a densidade dos carvalhos era excessiva, outros em que ainda tinham ficado em pé eucaliptos demasiado finos para valerem o trabalho de serem cortados.

Está já à vista o que havia a fazer: seleccionar rebentos das árvores cortadas pela base, cortar os carvalhos muito danificados ou em excesso, cortar os eucaliptos… Muito trabalho de tesourão e também motosserra, e ainda um pouco de motorroçadora. Mas, e dado que todos os voluntários eram estreantes, ainda houve tempo para uma pequena caminhada até ao apiário do Cabeço Santo: Foi bom, porque foi uma parte fértil em troca de ideias…

Como todas as fotos deste dia são da autoria da Teresa Markowsky, alma do Movimento Terra Queimada, há que ir até à sua página no Facebook para as observar: https://www.facebook.com/movimento.terra.queimada/media_set?set=a.754355661299904&type=1&pnref=story

Mas como nem toda a gente tem página no Facebook, aqui fica uma selecção dessas fotos, com um agradecimento especial à Teresa:

Seleccionando rebentos de carvalho

Seleccionando rebentos de carvalho

Seleccionando rebentos de carvalho (continuação)

Seleccionando rebentos de carvalho (continuação)

Cuidado, um ramo!

Cuidado, um ramo!

Cortando um eucalipto

Cortando um eucalipto

Voluntário bem "armado" e equipado

Voluntário bem “armado” e equipado

Arrumando lenha

Arrumando lenha

Momento de lazer junto ao ribeiro

Momento de lazer junto ao ribeiro

Mmm, um medronho!

Mmm, um medronho!

Uma colmeia hTBH...

Uma colmeia hTBH…

Os trabalhos prosseguem

Os trabalhos prosseguem

Descascando uma mimosa

Descascando uma mimosa

Um recanto giro (abstraiam-se das mimosas!)

Um recanto giro (abstraiam-se das mimosas!)

Equipa no final A

Equipa no final A

Equipa no final B

Equipa no final B

E foi assim que, de forma memorável, se encerraram as jornadas voluntárias de 2014 e do respectivo Outono. Grande obrigado a todos os participantes nesta jornada e em todo este ano.

2015 será (já) o ano do 10º aniversário do grande incêndio de 2005. E a agenda das jornadas de Inverno de 2015 está já em preparação para ser divulgada muito brevemente. Bom Ano!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: