Novas do Projecto – parte 1

2015 é um ano fértil em desenvolvimentos relevantes para o Projecto Cabeço Santo e seus objectivos. São esses desenvolvimentos que agora se relatam e desta forma se partilham com todos os interessados nas actividades do projecto.

2015 é o ano do 10º aniversário do grande incêndio de 18 de Setembro de 2005, e isso significa que os eucaliptais ardidos nessa altura começam agora – aliás já começaram no ano passado – a ser cortados e que, provavelmente, num espaço de dois ou três anos quase toda a vasta área então ardida será cortada. Assim aconteceu em torno da aldeia do Feridouro, com o corte de eucaliptais ao longo de mais de um km da margem norte do ribeiro, entre os portões da mata da Altri Florestal e a represa de Belazaima, a jusante. Foi a oportunidade, que dificilmente se repetiria nos próximos 10 anos, de o projecto empreender uma tentativa de intervenção ao longo desta margem. Entre estes dois extremos, a mata da Altri a montante e a represa , a jusante (onde desagua o vale nº 1), foi possível identificar 43 parcelas de 16 proprietários, incluindo 4 pequenas parcelas na margem sul. Esta “conta” inclui também já 4 parcelas de 3 proprietários, imediatamente a jusante da mata, onde já se tinham realizado trabalhos desde 2012.

Esta é a carta actualizada da área de intervenção do projecto: carta8-2015

Os contactos com os proprietários vinham a desenvolver-se já desde 2014 e continuaram ao longo de 2015. Foi possível estabelecer alguns acordos de parceria com eles, embora a maior parte da área abrangida esteja, ou tenha ficado, ao cuidado da Quinta das Tílias, outro projecto com uma vertente de conservação, para além de outras que tem intenção de desenvolver em breve na área da agricultura e fruticultura biológicas. Por esse motivo, está em fase de proposta à Quercus e aos parceiros do projecto que a Quinta das Tílias se constitua também como parceiro formal do mesmo. Em alguns aspectos, a parceria será idêntica à existente com a Altri Florestal, noutros terá outras vertentes, como se verá.

Quanto à área agora incluída, o que se pode dizer neste momento (e isto é já um facto bastante feliz) é que foi possível adicionar à área de intervenção do projecto as 43 parcelas acima referidas, conseguindo-se criar um corredor contínuo na margem norte do ribeiro, entre a represa de Belazaima (foz do vale nº 1), a jusante, e a mata da Altri Florestal a montante, numa extensão de margem de cerca de 1,5 km! Mas, ao se falar de um tal corredor, convém desde já introduzir um esclarecimento: parte das parcelas existentes neste espaço são antigas terras agrícolas da aldeia do Feridouro, “eucaliptadas” desde há algumas décadas, e agora cuidadas pela Quinta das Tílias. A ideia de as reconverter de novo para um uso agrícola surgiu desde logo. Ora, a vinda para o Feridouro de um entusiasta do projecto – o Jorge Morais, que também vai colaborar com a Quinta – juntamente com o seu interesse em praticar ideias “alternativas” no domínio da relação do homem com a terra, deu força a essa ideia. Deste modo, o que se perspectiva é que estas parcelas venham a ter um uso agrícola, integrado nas actividadas da Quinta das Tílias, e portanto em rigor não estejam incluídas no âmbito do projecto. Ainda assim, a interação com ele será privilegiada de diversas formas, a mais evidente das quais será a passagem de uma variante do percurso pedestre pelo coração dessas terras, que incluem já uma margem ribeirinha bem revestida de carvalhos e castanheiros. No entanto, outras ideias surgirão, a seu tempo.

Agora, que o mote está dado e o anúncio está feito, vamos ver o que têm as parcelas agora incluídas e os desafios que colocam. Mas isso, ficará para um artigo seguinte, para a informação não ficar demasiado concentrada. Já, dentro de poucos dias!

Mas entretanto, não é demais lembrar que, já no próximo Sábado, 29 de Agosto, se realiza a JORNADA VOLUNTÁRIA DE ANIVERSÁRIO DO PROJECTO! São já 9 anos! As inscrições para participação estão abertas!

Anúncios

1 Response so far »


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: