2ª Jornada de Verão

A segunda jornada voluntária de Verão, e última antes das “férias voluntárias”, decorreu no dia 15 de Julho e foi dedicada à rega das árvores e arbustos plantados no último Inverno.

Com uma participação de 8 voluntários (9 de manhã), e a experiência adquirida a duras penas no ano passado, a equipa foi para o terreno devidamente equipada, com um depósito de mil litros na carrinha, uma mangueira de 50 metros com torneira na extremidade, vários regadores e uma moto-bomba a gasolina. Os trabalhos iniciaram-se na Benfeita e aí decorreram quase toda a manhã, em terreno difícil, tendo o mais fácil sido mesmo o enchimento do depósito, a partir do tanque de rega aí existente. As árvores lá se encontravam, em geral em bom estado, até mesmo algumas das que foram afectadas pelo incêndio de 28 de Abril!

DSC_1617

Trabalhos em curso na Benfeita

DSC_1621

O terreno acidentado e os obstáculos (neste caso ramada de eucalipto) foram as principais dificuldades a ultrapassar.

O dia estava quente, embora não excessivamente, mesmo assim, e dado o esforço da manhã, justificou-se plenamente um repouso um pouco mais alongado a seguir ao almoço, à sombra revigorante dos carvalhos do Cortinhal.

À tarde, os trabalhos continuaram a montante do Feridouro, no “corredor” ribeirinho, mas o calor ainda era bastante, o que desafiou a capacidade de resistência dos voluntários.

DSC_1625

Já a montante do Feridouro, uma árvore espontânea. Menos vulnerável do que as plantadas, por certo que também agradece a ajuda.

DSC_1631

Rega “directa”!

DSC_1632

Uma perspectiva do estado actual do “corredor” ribeirinho

Já a tarde ia avançada quando nos deslocámos até ao terreno do Vale de São Francisco para a parte final da rega. Primeiro os socalcos, do lado de baixo do caminho e finalmente acima dele, com a ajuda da moto-bomba. Este terreno, já se sabia, não era nada fácil e a rebentação de eucalipto remanescente contribui para o tornar ainda paisagisticamente difícil de apreciar. Mas as árvores plantadas lá estão, com algumas baixas, é certo, que as condições são duras, mas para as resistentes esta rega deve ter sido um bálsamo. Esperamos reencontrá-las de boa saúde no final do Verão!

DSC_1633

Um medronheiro, já no Vale de São Francisco

DSC_1638

Os últimos litros

DSC_1644

A equipa que fez todo o dia

Quando a jornada terminou já eram quase 19 horas. Tinha sido uma grande jornada e um esforço notável de todos os voluntários. Obrigado!

Os trabalhos voluntários voltam logo no início de Setembro. Mas até lá muito vai acontecer no Cabeço Santo! Boas férias!

Paulo Domingues

Anúncios

1 Response so far »


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: