Retro-aranha: melhoria da capacidade de intervenção nas ações de recuperação da floresta autóctone em áreas de montanha

Só quem já participou em acções voluntárias de plantação de árvores em terreno não mobilizado, com matagal e raízes de eucalipto, sabe como é difícil e fisicamente exigente a operação de mobilização inicial do solo realizada com ferramentas manuais – principalmente picaretas – e como, mesmo assim, muitas vezes não se conseguem criar as condições óptimas para a jovem plantinha, frágil e de raízes pouco desenvolvidas, se ancorar com sucesso e vencer as vicissitudes da sobrevivência, mesmo com os cuidados básicos posteriores. Muitos voluntários do Projecto Cabeço Santo tiveram essa experiência e confirmaram isso mesmo com os seus próprios braços.

A pensar no esforço desses voluntários, mas também na produtividade do trabalho de plantação e no sucesso de uma operação que, no momento em que a plantinha é deixada no terreno, teve já um grande investimento a vários níveis, um grupo de activistas e profissionais da floresta, encabeçados pelo responsável pelo PCS, propôs um projecto ao Orçamento Participativo Portugal (OPP) para aquisição de uma máquina que muito pode contribuir para atingir esses alvos: a retro-aranha. Esta máquina invulgar (de momento não existe nenhuma, com carácter permanente, a operar em Portugal), consegue movimentar-se em terreno de declive elevado, inacessível a qualquer outra máquina, e realizar, com uma simples alternância de cabeçais, os trabalhos de destroçamento de matagal (se necessário) e de preparação do local de plantação.

5gftwe
Uma retro-aranha Kaiser com cabeçal de trabalho duplo (Talleres Saavedra)

Já várias vezes ao longo dos últimos anos se tentou ter uma tal máquina a operar no Cabeço Santo, mas, devido às contingências acima referidas, isso nunca foi possível. Eis agora a oportunidade! A proposta está validada e em fase de votação. Com o apoio de voluntários e amigos do Projecto Cabeço Santo, todos podem, com um simples voto, contribuir para que a aquisição desta máquina seja possível.

É aqui: https://opp.gov.pt/proj/485?page=1&ordering=random_order

Embora o PCS esteja na primeira linha de beneficiar com a disponibilidade desta máquina, é claro que ela estará disponível para trabalhos de plantação de árvores por todo o norte e centro do país (onde o declive do terreno ou outros aspectos técnicos o justifiquem). Sendo um equipamento adquirido no âmbito de um OPP, a sua vocação principal será apoiar trabalhos de restauro ecológico, como acontece no Cabeço Santo, mas ela estará também disponível para trabalhos de plantação com fins produtivos nos quais a sua contribuição permitia realizar os trabalhos de preparação do solo de forma mais sustentável e saudável do que pode acontecer com meios mais convencionais. Mas detalhes adicionais sobre como se organizará a disponibilização da máquina ficarão para momento próprio.

Para já, há que divulgar e votar. E para quem quiser saber mais, eis algumas ligações relevantes:

Destroçamento de matagal:

https://www.youtube.com/watch?v=ANQbcJCwd5U

Destroçamento de matagal e preparação do local de plantação:

https://www.youtube.com/watch?v=BVkq-d-GUTM

https://www.youtube.com/watch?v=NAMZrbxcVs8

Página da empresa Talleres Saavedra sobre retro-aranhas: https://www.talleressaavedra.es/retroaranas/

Esta iniciativa tem também uma página no Facebook (Retro-aranha no Facebook) onde se esclarecerão dúvidas e se promoverá a ideia.

Nem todos os voluntários podem participar em trabalhos de campo. Eis a sua oportunidade de contribuir! Com o empenho de todos, conseguiremos ter este equipamento em Portugal, contribuindo para um melhor cuidado do solo de montanha e para potenciar os trabalhos que tantos voluntários associados a diferentes grupos já realizam em prol da floresta, da paisagem, e da biodiversidade!

Paulo Domingues

Anúncios

2 Replies to “Retro-aranha: melhoria da capacidade de intervenção nas ações de recuperação da floresta autóctone em áreas de montanha”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s