Trabalho voluntário

Um dos objectivos deste Projecto é promover a participação voluntária. Por um lado porque é extremamente caro realizar todo o trabalho necessário com base em mão-de-obra remunerada. Por outro porque a participação voluntária pode ser muito gratificante, só faz trabalho voluntário quem o faz por amor, e feito assim tem um significado e um alcance que não teria se fosse remunerado.

Desde 2006 que foram organizados vários Campos de Trabalho Voluntário (CTV’s) em datas pré-definidas e com objectivos anunciados. No entanto, embora os primeiros CTV’s tivessem sido concorridos, depois foram sendo progressivamente menos e o último nem chegou a realizar-se. Por isso, a partir de agora, o trabalho voluntário organiza-se de maneira diferente, com a ajuda deste blogue.

Os interessados em participar com trabalho voluntário registam-se previamente, indicando o seu nome, morada, um contacto telefónico, e ainda um nome, eventualmente fictício, pelo qual a sua presença seja divulgada neste blogue.

Neste blogue estará disponível uma tabela de todos os dias em que se poderão realizar jornadas de trabalho voluntário, normalmente aos Sábados. Essa tabela irá sendo preenchida com os nomes (fictícios se assim pretenderem) dos voluntários. Desta forma, outros potenciais voluntários poderão saber se num determinado dia há já inscritos e dessa forma aumentar o grupo, tornando-o viável. Isto porque só é viável organizar Jornadas de Trabalho Voluntário com um número mínimo de participantes, que, por agora, se estabelecerá em quatro.

Dado que oferecem o seu trabalho voluntário, os voluntários terão direito à alimentação, em estilo de piquenique.

É muito importante que uma jornada de trabalho voluntário esteja definida até três dias antes do mesmo, por exemplo, até à Quarta-feira (à noite) anterior ao dia de realização. Por isso é também importante que os voluntários ponderem bem a sua disponibilidade e não desistam depois de confirmada a realização de uma jornada.

As jornadas de trabalho voluntário, salvo informação em contrário, têm início em Belazaima pelas 9:00h, e terminam ao fim da tarde. Pode haver a possibilidade de boleia no caminho Aveiro-Águeda-Belazaima, caso os voluntários não possam ir ter a Belazaima pelos seus próprios meios. Mesmo que possam, haverá sempre a tentativa de maximizar a ocupação das viaturas que possam ser utilizadas, a fim de minimizar o impacto das deslocações. Por isso no registo dos voluntários ser-lhes-á pedido que informem sobre a disponibilidade de viatura própria e de transportar outros voluntários.

Anúncios

2 Respostas so far


Comment RSS · TrackBack URI

Os comentários estão fechados.

%d bloggers like this: