A Jornada de 21 de Fevereiro

A segunda Jornada voluntária de Inverno no Cabeço Santo decorreu no dia 21 de Fevereiro. Depois de uma noite com alguma chuva, o dia acordou luminoso e promissor.

A manhã passou-se numa pequena mancha de carvalhal entre o vale nº 2 (Vale de S. Francisco) e a mata da Altri Florestal, mesmo junto ao Ribeiro. Esta mancha faz parte de uma área maior, contendo eucaliptal, cuja reconversão este ano se inicia. A parcela foi das poucas áreas de antigas leiras agrícolas que não ficou severamente invadida de mimosas, pelo contrário, após o abandono das terras (onde, diz a tradição, se cultivava o linho, por isso esta zona se chama “Chão do Linho”), o carvalhal implantou-se, com um sub-bosque de loureiros e gilbardeiras. Também o facto de aqui não terem sido plantados eucaliptos ajudou a que estes carvalhos não tivessem sofrido muito com o incêndio de 2005, não tendo, em geral, perdido as suas partes aéreas. Por isso, esta é uma das poucas áreas do Cabeço Santo com carvalhos grandes, isto é, com algumas décadas, e onde apenas é necessário fazer alguns trabalhos de gestão. Estes consistem sobretudo no desbaste de algumas árvores mais fracas, a fim de dar mais espaço às mais fortes, e também o corte de algumas mimosas cujas partes aéreas conflituam com as dos carvalhos. Claro, à volta da mancha, as mimosas, bem como os eucaliptos, abundam, mas esses ficarão para outra fase. Este foi o trabalho dos voluntários durante a manhã: cortar, desramar e arrumar a lenha e a ramada das árvores cortadas. Mas claro, como sempre, houve espaço para observar e admirar. Desta vez, o que chamou mais a atenção foi um grande ninho num carvalho. Um voluntário consultou entretanto um especialista, que se inclinou para que fosse de garça. A observação de garças nesta zona não é um facto desconhecido, mas que nidificassem, já é mais surpreendente!

Um gnomo? Um elfo?

Um gnomo? Um elfo?

Momento para contemplar

Momento para contemplar

Um ninho de garça?

Um ninho de garça?

Desbaste de uma árvore

Desbaste de uma árvore

Perspectiva ribeirinha

Perspectiva ribeirinha

Pausa para o chá

Pausa para o chá

Manhã avançada, trabalho avançado

Manhã avançada, trabalho avançado

À tarde, a equipa deslocou-se até à mancha de carvalhal do Cambedo, cerca de 1,5 km a montante, para continuar os trabalhos da última jornada, em Janeiro. Aqui já dava gosto passear por entre as árvores cuidadas um mês antes, agora libertas das companhias indesejáveis. Mas claro, ainda havia muitas mimosas para cortar, muito silvado para triturar, muitas árvores para cuidar. E também ainda havia espaço para plantar mais algumas, por isso, os trabalhos começaram exactamente por aí: pela plantação de uma dúzia de medronheiros na parte mais exposta do terreno e ainda com poucas árvores. Depois os trabalhos continuaram com animação, só perturbados pelo ruído das máquinas de dois tempos, a motoroçadora e a motosserra, mas que constituem uma ajuda imprescindível.

De novo no Cambedo

De novo no Cambedo

Medronheiro pronto a plantar

Medronheiro pronto a plantar

Plantando um medronheiro

Plantando um medronheiro

Plantando outro medronheiro

Plantando outro medronheiro

De volta às mimosas

De volta às mimosas

Entre carvalhos e mimosas

Entre carvalhos e mimosas

Já passava das 6 da tarde quando tivemos de terminar, e isso foi só porque os voluntários do Movimento Terra Queimada, que mais uma vez vieram de longe para participar nesta acção, tinham que ir embora para no dia seguinte participarem numa iniciativa “irmã” na Serra da Freita! Só podia ter sido mais uma fantástica jornada, desta vez com reportagem fotográfica da Teresa Markowsky!

Foto de despedida invulgar

Foto de despedida invulgar

O Inverno está quase a acabar! As últimas duas jornadas voluntárias, a 7 e 14 de Março, são essenciais para acabar de “preparar” esta paisagem para o grande momento do ano, o mais mágico, o mais fascinante, o mais deslumbrante: a chegada da Primavera!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: